Saiba quais legumes devem ter no seu prato para perder peso rápido.

Imagem: Reprodução IBahia

Você quer perder peso? Você precisa incluir legumes em seu cardápio diário.

Segundo a nutricionista Michelle Troitinho, da Kurotel, esses alimentos têm baixo valor calórico e alto teor de fibras, o que promove mais saciedade.


Para ajudá-lo a entender a importância dos vegetais na perda de peso, Michelle Troitinho listou alguns vegetais para incluir na alimentação e seus benefícios para a saúde. Verificar:


1- Abobrinha: rica em vitaminas A, B1, B2, B6 e C, colina, ácido fólico, potássio, fósforo, zinco e magnésio.  Possui compostos antioxidantes, luteína e zeaxanthena, responsáveis pela saúde ocular e proteção da degeneração macular e cataratas.


As vitaminas A e C têm propriedades anti-inflamatórias, fortalecendo o sistema imunológico e reduzindo o estresse oxidativo celular. Sua casca é uma excelente fonte de fibra que ajuda no bom funcionamento do intestino.


2- Cará: é um tubérculo do mesmo grupo de alimentação de mandioca e inhame. É um alimento energético de fácil digestão, fonte de fibras, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e manganês. Os fios ajudam no fortalecimento do sistema imunológico e no bom funcionamento do metabolismo.


3- Inhame: é um tubérculo pertencente às várias famílias de dioscoreáces.
É um alimento de excelente fonte de energia e fibras solúveis. Rico em vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C, ácido pantotênico e ácido fólico, e os minerais potássio, ferro, cálcio, cobre, fósforo e magnésio. Possui propriedades benéficas para a saúde da mulher porque atenua os sintomas da TPM e da menopausa devido à presença de diosgenina, um fitosterol que melhora a síntese dos hormônios femininos. As fibras presentes no inhame ajudam a controlar o LDL-colesterol e a glicemia.


4- Abóbora: é fonte de potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco, fibras, vitaminas A, C, E e B.


As vitaminas do complexo B ajudam no funcionamento do sistema nervoso, previnem doenças neurológicas e fornecem mais energia ao corpo. Também é recomendado para quem quer perder peso e para pessoas diabéticas, por ser um alimento rico em fibras, tem em sua composição carboidratos de baixo índice glicêmico, além de proporcionar saciedade.


5- Rabanete: raiz que contém muitos nutrientes como ácido sulfocúnico, isotocianatos, fibras, vitamina C, vanádio, vitamina A, vitaminas B, cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro, fósforo, sílica e antioxidantes. Fortalece o sistema imunológico, atua na prevenção do câncer e das doenças cardiovasculares, no controle da pressão arterial e no bom funcionamento dos rins e fígado.

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6- Pimentão: o pimentão também contém vitamina C, vitamina A, minerais como cálcio, fósforo, ferro e capsorubin (células antioxidantes e protetoras). Possui propriedades que auxiliam na saúde da pele, cabelo e unhas.


7- Ervilha: é fonte de vitaminas B1, B2, B3, B6, ácido fólico, ferro, Vitamina C, vitamina K, carotenoides, fibras e proteínas. Auxilia na proteção cardiovascular, manutenção da saúde óssea, metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, prevenção de anemia, proteção antioxidante, funcionamento do intestino, controle da glicemia e colesterol.


8- Cogumelos: são fontes de aminoácidos: arginina, glutamina, lecitina e alta em fibras. O cogumelo tem vitaminas do complexo B e ácido fólico, e os minerais selênio, cobre, potássio, fósforo, zinco, manganês, magnésio, ferro, cálcio.
É também a fonte do aminoácido triptofano, que ajuda no controle do estresse, ansiedade e humor.


- Champignon apresenta uma alta quantidade de fósforo, um mineral que, junto com o cálcio, atua no fortalecimento do sistema ósseo. Em média, cada 100g de champignon tem 113g de fósforo.


- Funghi é rico em vitaminas B2 e B6, auxilia na melhoria do humor, além de controlar o estresse, e melhorar dores de cabeça, insônia, desconforto gástrico.


- Shimeji, contém uma boa quantidade de potássio. Cada 100g de shimeji tem cerca de 400mg de potássio, o mineral ajuda no controle da pressão arterial e no processo de contração muscular.


- Shitake é uma fonte de vitaminas do complexo B, E e C, além de minerais de cálcio, ferro e potássio. Nutrientes que ajudam no bom funcionamento do corpo.