INSS vai adotar em exames médicos por vídeo para conceder benefícios; testes começará hoje, Veja.


O Instituto Nacional do Seguro Social inicia nesta terça-feira (03) a realização dos testes de perícia online para a concessão de auxílio-doença. Este é o projeto piloto do INSS para verificar a eficiência da telemedicina na realização de perícias médicas.


Nesta terça-feira (03) o INSS passou a realizar perícia médica online a fim de conceder auxílio-doença.


De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, "neste momento, o procedimento será para um grupo restrito de pessoas, as empresas seguradas que possuem acordo de cooperação com o INSS e que formalizaram o termo de acesso à experiência piloto".



Projeto piloto do INSS

No início do mês passado, o governo encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a proposta que pedia autorização para realizar testes de participações do INSS utilizando telemedicina. O projeto surgiu após o TCU ser cobrado para tomar medidas que fizeram a fila de concessão de benefícios diminuir.


"Ressaltamos que este não é o início do serviço de realização de perícias médicas com o uso da telemedicina, mas apenas uma experiência piloto", disse a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.


O projeto piloto está em vigor devido à pandemia covid-19 que fez com que houvesse um atraso de solicitações de perícia médica, uma vez que estes foram suspensos por alguns meses e, mesmo com o retorno do atendimento presencial em algumas agências, a perícia não está conseguindo atender a demanda.


Como funciona a experiência online?

Um médico contratado pela empresa acompanhará o trabalhador em perícia médica virtual. No atendimento, o profissional realizará alguns exames solicitados pelo perito médico federal e responderá a um questionário.


O funcionário também terá que responder às perguntas levantadas pelo especialista. O funcionário do INSS poderá conceder auxílio-doença, negar ou solicitar o comparecimento do funcionário em uma das agências do Instituto, caso não seja possível deixar claro o direito ou não ao benefício.



Assim, a perícia online só acontecerá para a concessão de auxílio-doença aos trabalhadores que possuem o médico do trabalho na empresa.


Dentro dessas regras, segundo o INSS, há cerca de 300 empresas que passa a realizar o procedimento.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem