Ator Tom Veiga, intérprete do Louro José do Mais Você, é encontrado morto em sua residência no Rio de Janeiro.

Imagem: Reprodução / Google

O ator Tom Veiga, intérprete de Louro José no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na TV Globo, foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo (1º).

Veiga tinha 47 anos e trabalhou no Mais Você por 20 anos. A causa da morte ainda não é conhecida. A informação foi divulgada pelo G1.


Em março de 2017, Ana Maria prestou homenagem ao personagem em seu aniversário: "Obrigado pela empresa, parceria, lealdade. Nós nunca discutimos, nunca brigamos, nunca ficamos sem falar por qualquer motivo. É um dos relacionamentos mais incríveis da minha vida. Ele é o irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Laurel Joseph. Ele é meu filho emplumado.


Veiga havia se separado em setembro de sua esposa, a investidora Cybelle Hermínio, 31, com quem foi casado por oito meses. Ele deixa uma filha de seu primeiro casamento com Alessandra Veiga.


O personagem de Louro José foi criado por Ana Maria Braga em 1996, segundo o site Memória Globo. Na ocasião, ela apresentou o programa Nota e Nota, na Record. "Precisava ser um animal falante, que interagisse comigo, mas não podia ser um cachorro, porque cachorro não fala, pássaro não fala. E com a eliminação, decidimos pelo papagaio. Tenho uma em casa chamada Laurel Joseph. Ele fala e assobia o hino nacional", lembrou ela em um comunicado. "E eu disse: 'Vamos colocar o Laurel.'


Imagem: Reprodução / Google

Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi a uma pessoa que desenvolveu bonecas para fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Então estávamos endireitando, mudando a espuma, até que se tornou global – então se tornou uma estrela, linda. Ele é um filho de qualquer maneira.


Várias pessoas foram testadas para manipular o boneco, de acordo com a matéria da Globo, mas quem assumiu o papel desde o início foi Tom Veiga. Inicialmente, ele trabalhou como assistente de estúdio para Note e Anote. Um dia, Veiga pegou o boneco e brincou com seus colegas. Ana Maria então o viu e o convidou para fazer ao vivo no dia seguinte. Um dos grandes sucessos do programa em sua fase inicial foi a mesa de Brincadeiras, em que Ana Maria e Louro José competiram em um concurso de piadas.


Bem-humorado, o papagaio apostou em fotos engraçadas e teve sua história contada no programa. Quando ele comemorou 18 anos de sua vida, Louro ganhou um Arquivo Confidencial de sua autoria. Neste dia vimos o nascimento de Louro e testemunhos de sua família emplumada. Com grande apelo entre as crianças, o papagaio ganhou versões de brinquedo.