Confira as dicas de como se proteger dos golpes no empréstimo consignado do INSS.


Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm um novo limite de comprometimento de renda desde o início de outubro. Ao todo são 40%, 35% para empréstimo e outros 5% para cartão de crédito. Mas atenção, segurado do INSS, é preciso ter cuidado com os golpes ao contratar um empréstimo consignado da Previdência Social.


Embora seja uma boa opção porque a taxa de juros é menor, deve-se tomar cuidado para não deixar a dívida se tornar um fardo. Para ajudá-lo a contratar um crédito assinado com segurança, nós separamos algumas dicas. Confira abaixo. 


Somente em caso de necessidade

A oferta de crédito pelos bancos é muitas vezes atrativa devido a benefícios, mas algumas instituições acabam escondendo algumas consequências futuras, como as taxas de juros.


Portanto, a dica é que você peça emprestado apenas em caso de necessidade. Ao fazer isso, você pode ver o interesse de uma maneira diferente. 


Calcule os valores

Antes de contratar o empréstimo, faça uma análise detalhada do seu orçamento atual. Após a assinatura do contrato de crédito, não é possível voltar atrás, por isso é importante estar ciente de que você tem a condição de pagar as parcelas mensais. 


Teste o valor 

Uma dica para analisar se é possível conviver com as dívidas mensais do empréstimo é fazer o seguinte: desvalorizar o valor mensal das parcelas do seu rendimento e ver quanto tempo você pode manter o que sobrou. 



É importante estar ciente de que o pagamento da mensalidade é um compromisso obrigatório. O não pagamento das parcelas pode gerar uma bola de neve de dívidas.


Esteja de acordo com o contrato

Você tem que estar ciente das cláusulas contratuais, isso significa ler, reler e não fechar o negócio se você tiver algo em dúvida ou não concordar com nenhuma das partes. 



Por favor, note que você sempre manterá uma cópia do contrato para futuras consultas em caso de descumprimento do que estava previsto no documento.


Cuidado com a internet

Os idosos, em particular, são um grupo de pessoas que precisam estar atentos e atentos à oferta de empréstimos de instituições financeiras por meio de aplicativos ou internet banking. Em alguns casos, a aceitação do empréstimo é feita sem sequer perceber. 


Portanto, é necessário estar atento às comunicações online sobre o empréstimo de crédito. Os idosos podem pensar que estão apenas atualizando um registro de dedos pessoais, quando, na verdade, podem estar preenchendo o formulário de contratação de benefícios sem sequer saber. 


Cuidado com os golpes.

Evite empréstimos que são oferecidos pelo WhatsApp ou e-mail. Procure sempre a origem e referência da empresa que está oferecendo o benefício antes de pensar em fazer negócios.


Em caso de dúvida, pergunte sempre a alguém que possa entender melhor as situações para a contratação do empréstimo.