e-Título: Detalhes de como justificar seu voto nas eleições 2020 sem sair de casa.

Imagem: Reprodução / Google

A partir de hoje, 15 de novembro, começa as eleições de 2020 para eleger prefeitos e vereadores.
Os eleitores que não podem recorrer ao voto agora podem justificar sua ausência usando apenas seus celulares. Aprenda aqui como usar o aplicativo e-Title para justificar seu voto.


O e-Título é uma aplicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite ao eleitor justificar a ausência no dia da eleição. O objetivo do órgão é facilitar a vida dos eleitores que não podem comparecer neste domingo (15) à votação.


Mas atenção, a justificativa da ausência só pode ser feita nos dias da eleição. Ou seja, este ano, será nos dias 15 e 29 de novembro. E só pode ser feito no horário das 7:00 às 17:00.


Como justificar a votação nas eleições de 2020 por e-Title?

  • Primeiro, na tela inicial do aplicativo, você deve selecionar o campo "Mais opções";
  • Em seguida, basta selecionar a opção "justificativa de ausência;
  • Logo depois, é necessário selecionar o período eleitoral que deseja justificar. Em seguida, preencha o campo com sua justificativa e o campo seguinte com seu e-mail;
  • Por fim, adicione um documento que compromisse sua justificativa;


Outras funções com o aplicativo e-Title

Além de poder justificar a votação através do aplicativo, os eleitores também poderão fazer outras coisas durante essas eleições através do aplicativo.


O TSE liberou os eleitores de submeterem o registro digital de eleitores para votar este ano. Ou seja, que, por acaso, perdeu o título pode votar apenas usando os dados contidos no aplicativo.



Na última atualização realizada na plataforma que substitui o título do eleitor, o TSE adicionou a opção da foto do titular.


Com isso, o celular pode ser usado como documento oficial no dia da eleição 2020. A função, no entanto, só está disponível para os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico.


Como as mudanças feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral visavam simplificar a vida do eleitor no dia da votação. Algumas outras alterações foram feitas no aplicativo para fornecer maior segurança aos seus usuários.


O acesso ao documento exige que o usuário responda a uma sequência de perguntas-chave, que funciona como uma senha para ter acesso ao título virtual pelo aplicativo e-Title. O acesso ao aplicativo também tem um login e senha para cada usuário.


O e-Title pode ser baixado gratuitamente nas lojas online do Google Play e app store. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores baixem o aplicativo com o maior histórico possível no dia das eleições municipais de 2020.


Eleições 2020

Este ano a votação é para escolher prefeitos e vereadores que comandaram as cidades do Brasil por quatro anos.


O primeiro turno das eleições será em 15 de novembro. A segunda rodada acontece no dia 29 de novembro. Fique ligado!