Dietas: Gordura como aliada? conheça a dieta do mediterrâneo.


Famosa por trazer diversos benefícios para a saúde, a dieta mediterrânea é baseada na dieta de países banhados pelo Mar Mediterrâneo, como Itália, Grécia, Líbano, Espanha, Líbia, Egito, Turquia e Marrocos.

Estudos realizados entre as décadas de 1950 e 1970 descobriram que esses países têm menos casos de pessoas com problemas cardiovasculares, apesar do alto consumo de gordura.


Segundo a nutricionista e professora da Unifacs Carla Barreto, o fator determinante é o tipo de gordura que essa população ingere, considerada 'boa'. "A dieta mediterrânea é basicamente formada por alimentos que ajudam a aumentar o HDL, conhecido como colesterol bom, e, consequentemente, na diminuição do LDL, chamado colesterol ruim", explica.


Para adotar a dieta basta colocar no prato o que a população dos países do Mediterrâneo costuma manter no cardápio: frutas, legumes, legumes, leguminosas (lentilhas, grão-de-bico), fibras, peixes, leite e seus derivados (iogurte natural e queijo branco), azeite de oliva, ervas frescas e vinho tinto.


"O segredo é saber reduzir o que está errado e aumentar o consumo do que é bom. Por exemplo: o peixe é rico em ômega 3 e é recomendado ingerir pelo menos quatro vezes por semana. Ervas frescas entram na cozinha para substituir o sal, e assim por diante", diz Carla.


A nutricionista também lista os quatro pilares que sustentam a alimentação mediterrânea:


• Alimentos saudáveis: a alimentos enlatados e industrializados e escolha de alimentos naturais;


Estilo de vida: pratique algum exercício, dando preferência à caminhada, corrida ou natação;


Estresse: evite um dos maiores vilões do estilo de vida do século 21;


Socialização: comer em grupos com a família ou amigos pode tornar a refeição mais agradável e, consequentemente, fazer bem para a saúde do corpo.


Benefícios

Na prática, esses hábitos de vida, segundo a nutricionista Carla Barreto, contribuem para a redução dos riscos de hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, derrame e aterosclerose. No entanto, deve-se tomar cuidado, pois nada exagerar é saudável, especialmente em relação ao consumo de vinho tinto.


"A dieta mediterrânea recomenda que a pessoa consuma duas taças de vinho tinto por dia, pois possui substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento, e o resveratrol, que impede a formação de placas de gordura nas artérias. Mas são só dois copos pequenos, nada mais!", avisa Carla.


Além dos benefícios para a saúde, os alimentos adotados pela população mediterrânea também podem contribuir para a perda de peso. "Com isso em mente e consultando seu nutricionista, basta colocar em prática algo que eu digo muito na sala de aula: 'vamos cortar mais e desempacotar menos'", ensina Carla Barreto.

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