Detran-BA e Sindauto vai oferecer CNH gratuita para mulheres que pretendem ser eletricistas.

Imagem / Google

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) firmou um acordo de cooperação técnica com a Companhia Baiana de Energia Elétrica (Coelba), empresa do grupo Neoenergia, com o objetivo de contribuir para a preparação de mulheres que querem ser eletricistas e precisam obter carteira de motorista (CNH).


Parceria entre Detran-BA e Sindauto oferecerá CNH gratuita para mulheres que queiram ser eletricistas (Imagem: André Borges/Agência Brasília)Os alunos da Escola de Eletricistas da Coelba terão direito à CNH gratuita, por meio da parceria entre o Detran-BA e o Sindicato dos Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Sindauto).


Mulheres serão premiadas com a CNH

Hoje, 97 mulheres são atendidas na escola da empresa sem nenhum custo. Destes, 54 ainda não possuem CNH e serão contemplados com o documento. A formação dos futuros motoristas terá o padrão do curso de direção, com aulas de Sindauto e exames do Detran-BA. Atuarão na construção de redes de distribuição de energia elétrica e energia, impulsionando os veículos utilizados nas atividades.


"É gratificante participar desse projeto de inclusão da Coelba, que o Governo do Estado abraçou. Nosso município entra com sua contribuição social, juntamente com o Sindauto, para qualificar ainda mais essas mulheres, que em breve poderão dirigir e trabalhar como eletricistas", disse o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.


Sobre o Detran

O Departamento Estadual de Trânsito é um órgão executivo dos estados brasileiros (e do Distrito Federal), onde cada estado possui seu próprio Detran, que segue leis estaduais e decretos a fim de determinar suas próprias normas internas.


A definição desse departamento está prevista na Lei nº 9.503, de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que regulamenta o Sistema Nacional de Trânsito e os órgãos administrativos que o compõem.


Quais são as principais atribuições feitas pelo Detran?

Por mais que cada Detran tenha seu próprio regimento, todos eles desempenham funções semelhantes.
Aqui estão algumas dessas atribuições realizadas pela agência:


  • Primeira habilitação
  • Reciclagem
  • Pesquisas, emplacamentos e inspeções
  • Implementação e implementação de medidas administrativas


Qual é a importância desse departamento?

A relevância e a atuação do Detran é importante para os cidadãos em questões relacionadas à regularização de veículos e documentação. Uma vez que, ao lidar com questões burocráticas, esse departamento é a principal referência para os motoristas na prática e na formação.