Receita Federal inclui 198 MIL contribuintes na restituição do IRPF 2020; Veja.

Imagem: Reprodução / Google

A Receita Federal abriu hoje (23), consultas ao lote residual do Imposto de Renda de novembro de 2020. Esse novo lote residual pagará R$ 399 milhões a cerca de 198 mil contribuintes. O dinheiro da restituição estará disponível a partir do dia 30.


Para saber se o nome está incluído neste lote residual, o contribuinte deve acessar o site da Receita pela internet ou ligar para o telefone 146.


Pela internet também é possível consultar se há inconsistências na declaração e corrigi-las através do portal e-CAC, indo no Menu Meu Imposto de Renda.


Se o contribuinte tiver a restituição liberada, mas não receber o valor, deverá ligar para a Central de Atendimento nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


Consultas IR

  • Ao consultar se ele está incluído neste lote, o contribuinte saberá se:
  • foi contemplado e que terá os números divulgados na próxima semana
  • ou que sua declaração está na "fila de reembolso", o que significa que tudo está certo e que a liberação ocorrerá nos próximos meses
  • ou que está "em processamento", ou na "fila" do corpo. Nesses casos pode ter havido alguma inconsistência de informações, e o contribuinte pode revisá-las com certeza, mas essa é uma possibilidade.


Por que não recebi o reembolso do IRPF?

Para saber por que não recebeu o reembolso, é preciso acessar o e-CAC (Virtual Service Center) por meio de um código de acesso que pode ser obtido através do próprio site da Receita Federal.


Depois disso, vá para a aba "Declarações e Declarações" e, em seguida, "Extrato de Processamento da DIRPF".


Selecione o ano em questão e clique na opção "Declaração" que está na guia "Serviços". Você verá uma seção chamada "Pendente", que terá um link de acesso onde você saberá por que seu reembolso não foi entregue.


Para resolver os problemas pendentes, você precisará enviar uma declaração retificadora. É importante dizer que você deve ter em mãos o número do recebimento da declaração original para fazer este procedimento.


Se tudo estiver certo com a declaração e ainda não receber a restituição, é possível comparecer a uma unidade da Receita Federal e mostrar todos os documentos e comprovantes do que foi declarado.