Como saber se fui incluso no lote residual? Confira o passo a passo para CONSULTA.

Imagem: Reprodução / Google

A Receita Federal divulgou na última segunda-feira (23), consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020.

Quase 200 mil contribuintes que caíram na malha tributária e acertaram as contas com o Fisco terão direito a receber o dinheiro. Segundo a Receita, o dinheiro será depositado no dia 30 de novembro e totaliza mais de R$ 399 milhões.


Desse total, R$ 143,88 milhões serão pagos a mais de 45 mil pessoas com 60 anos ou mais, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.


A lista de benefícios está disponível no portal da Receita Federal no menu 'Meu Imposto de Renda'. A consulta também pode ser feita no Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC) ou pelo telefone 146.


Para responder à pergunta e verificar se não tem pendências, será necessário ter o número de recibos das duas últimas declarações entregues (por exemplo, 2020 e 2019), para criar o código que permite acessar as informações do e-CAC.


A Receita disponibiliza ainda, aplicativo para tablets e smartphones (Android e iOS) que facilitam a consulta das declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal.


Consultas

Ao realizar a consulta do IRPF 2020, o contribuinte será informado:


  • que foi contemplado e quem receberá os números na próxima semana;
  • que a declaração está na "fila de restituição", o que significa que tudo está correto e é só esperar a liberação dos valores nos próximos meses;
  • que a declaração está "em processamento", ou na "fila" do órgão, ou seja, pode haver alguma inconsistência de informações, e o contribuinte pode revisá-la para ter certeza.

Dinheiro em conta

Após a liberação, a restituição será depositada na conta informada pelo contribuinte no extrato.


Quem informou a conta ou informou o número errado deve comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) para agendar crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.


O contribuinte também pode fazer o cronograma de pagamento através do Portal BB acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf.