Está com Insônia? Confira sete alimentos que prejudicam o sono.


Você está tendo problemas para dormir? Saiba que sua dieta pode estar influenciando muito seu sono. Antes de dormir, tente comer comida leve, para que tenha uma noite tranquila.
Confira aqui sete tipos de alimentos que prejudicam seu corpo:


1- Fast-Food: O problema aqui é triplo: nos lanches pode haver excesso de gorduras saturadas, trans e calorias. Se ingerido muito perto da hora de dormir, um combo com batatas fritas e um hambúrguer cheio de bacon e queijo, por exemplo, pode exigir muito do sistema digestivo em um momento em que o corpo deve estar desacelerando.


2- Carnes gordas: É a mesma lógica do fast food. Carnes como picanha, costela e cupim exigem um ótimo trabalho para serem digeridas. A longo prazo, essa ativação constante do estômago e do intestino à noite pode confundir o ciclo circadiano, nosso relógio biológico, que avisa quando é hora de descansar. É que um de seus medidores é o nível de energia que as células recebem através da comida.


3- Sorvete e biscoitos recheados: Esses alimentos não fazem parte de uma dieta muito saudável e geralmente são uma fonte de gordura trans. Estudos indicam que um cardápio rico em substância ou cheio de sódio pode causar insônia e diminuir o poder restaurador do sono. Lembrando que o excesso desses alimentos deve ser evitado não só à noite, mas também durante o dia, pois estão relacionados a um padrão alimentar ruim em geral.


Imagem: divulgação


4- Café: O problema é o efeito estimulante da cafeína, que pode manter o cérebro acordado, especialmente naqueles que são mais sensíveis à substância.

Se esse é o seu caso, você não tem que desistir do seu café para sempre, apenas tomar uma bebida antes de escurecer. O mesmo vale para o chá preto, verde e energético, que também contém cafeína.


5- Álcool: Tomar uma bebida até deixa você relaxado no início e dá aquela sensação de que "rolamos" na cama. O problema só vem depois de fecharmos os olhos. O álcool requer um grande trabalho do corpo para ser metabolizado e prejudica o sono REM -- estágio em que os sonhos ocorrem e é fundamental para a consolidação das memórias, a produção de hormônios e a reparação do corpo.


6- Doces: O açúcar estimula o cérebro e deixa você mais aceso. Em um artigo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, cientistas descobriram que uma dieta açucarada durante o dia causa mais interrupções do sono profundo, sem de fato as pessoas acordarem. No final do dia, isso significa que seu descanso não foi tão bom quanto deveria ter sido.


7- Pimenta: Alguns especialistas acreditam que o condimento pode deixar as pessoas mais agitadas quando consumidas à noite. Isso porque a pimenta aquece o corpo e aumenta a atividade do metabolismo, já que o corpo precisa esfriar para dormir. Mas é uma suspeita levantada por poucos estudos, sem muitas evidências científicas. Se você é fã de pratos picantes e sente que eles não afetam seu sono, você pode comer e dormir tranquilamente.

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