Recebi carta para atualizar o meu benefício do INSS, o que fazer?

Imagem: Reprodução/Google

Cerca de 1,7 milhão de segurados estão recebendo uma carta de intimação, também chamada de "declaração de demanda" do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A carta, afinal, visa convocar os beneficiários a atualizar dados de cadastro inconsistentes.
O prazo para fazer a atualização será de 60 dias após o recebimento da notificação. 


Assim, os beneficiários que não atualizarem o cadastro, terão o pagamento suspenso.


Se eles não entrarem em contato com você nos próximos 60 dias após o primeiro prazo, eles perderão o pagamento do benefício permanentemente. 


Até o momento, de acordo com o INSS, as cartas estão sendo enviadas aos beneficiários com pendências de inscrição. Ou seja, "não entrar, neste momento, nas regras que geram o benefício". 


As notificações começaram a partir de setembro, e as cartas chegam ao segurado de forma física ou também por meio digital disponível no aplicativo dos Correios. Na verdade, trata-se de uma parceria entre os Correios e o INSS. 


Dessa forma, os beneficiários já podem visualizar a carta através do aplicativo, na aba "Minhas Mensagens". A parceria visa agilizar os processos de comunicação, regularização e concessão de benefícios.
 


O que fazer se eu receber a carta?

Para os beneficiários que receberem a carta, de acordo com o INSS, devem enviar, por meio do aplicativo Meu INSS, uma cópia digitalizada dos documentos abaixo:


  • CPF; 
  • RG; 
  • Certidão de nascimento ou casamento; 
  • Título de eleitor; 
  • Carteira de trabalho;

Para os casos de beneficiários que recebem pensão por morte, eles devem enviar os documentos listados acima do segurado falecido, bem como de seus dependentes.


Dificuldades em enviar documentos via aplicativo?

Caso o beneficiário não consiga enviar os documentos por meio do aplicativo, o INSS sugere que o beneficiário procure atendimento presencial. No entanto, é necessário fazer o agendamento para obter atendimento. Assim, o agendamento pode ser feito pelo telefone 135.


Não tenho os documentos solicitados pelo INSS. O que eu devo fazer?

Nesse caso, é indicado que os beneficiários tentem obter a documentação por meio de órgãos públicos. Mas se você não puder, você pode fazer uma declaração de informação que não tem o documento solicitado. Além disso, esta declaração deve ser feita por escrito.

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