Confira quem vai participar da Tele perícia do INSS .


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará o processo de tele perícia a partir deste mês de novembro. A determinação do Governo Federal é válida para todo o território nacional, e o serviço será oferecido na própria empresa do segurado.
 


A implantação do serviço é válida para empresas que possuem um médico do trabalho que já acompanham o segurado.


Nesse sentido, se a empresa do segurado não possui médico no trabalho, é necessário realizar perícia médica presencialmente em uma agência da Previdência Social. 


O objetivo é que o segurado possa realizar os exames considerados primordiais para realizar a avaliação do segurado. Com isso, a avaliação da condição do segurado deve ser realizada por um médico especializado em saúde ocupacional. 


O plano de ação foi apresentado no dia 22 de outubro pelo INSS ao Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública.


Investimentos do INSS

De acordo com as informações que o INSS forneceu ao TCU, para que o segurado realize uma perícia sem a presença do médico especializado. Seria necessário que a agência fizesse investimentos em equipamentos. 


No entanto, o INSS alega que os gastos com investimentos em equipamentos para a realização da perícia seriam inviáveis no momento. Além disso, os segurados também devem ter câmeras específicas para serem atendidas.
 


O INSS informa ainda que o atendimento ao segurado por meio de tele perícia deve tornar a perícia presencial ainda mais rápida, devido à demanda. 


O novo sistema de serviços de internet deve atingir um grande número de segurados. Empresas de médio e grande porte são obrigadas a ter médicos no trabalho. Com isso, a tele perícia deve ser implementada com mais facilidade. 



Perícia médica 

A perícia médica nada mais é do que a avaliação do estado de saúde do segurado do INSS. O objetivo disso é provar a capacidade do trabalhador de realizar o trabalho. Geralmente, a avaliação é realizada por um médico especializado na suposta doença. 


A partir da avaliação do profissional médico, é possível verificar a possibilidade de que o segurado possa ou não realizar o trabalho e quais caminhos o segurado deve seguir. 


A avaliação é realizada para os seguintes benefícios:


  • Auxílio doença;
  • Auxílio a acidentes;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem