Destaques dos principais golpes envolvendo o PIX; saiba como se proteger.


O novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas desenvolvido pelo Banco Central (BC), o PIX, já faz parte da vida financeira de muitas pessoas, mesmo antes de seu lançamento. Ele permite uma maneira mais simplificada de fazer transferências e pagamentos.

No entanto, a novidade tem atraído a atenção de alguns golpistas que estão usando a novidade para aplicar golpes.


"Por ser um meio online de phishing, eles usam como gancho. Esse termo "phising" é uma tática usada nesse tipo de golpe, onde eles enviam mensagens a granel e esperam que algumas pessoas acreditem e caiam na mentira", diz Caio Mastrodomenico, CEO da Vallus Capital.


Como são feitas as fraudes?

A fraude geralmente acontece da seguinte forma: através de um texto chamativo que vem através de redes sociais, e-mails e até mensagens em aplicativos de chat e SMS, os golpistas contam as vantagens de aderir ao PIX e pedem que você cadastre sua chave.


Para que o cadastro seja feito, são solicitados dados, como CPF, e-mail, telefone e, em alguns casos, até dados bancários e senhas de autenticação. E assim os golpistas têm acesso a eles.


Como evitar cair nesses golpes?

Adicione as teclas Pix corretamente. Se você quiser pré-cadastrar essa modalidade, faça apenas os canais oficiais do seu banco, como o aplicativo baixado em seu smartphone. Se você tiver dúvidas, sempre passe pelo mesmo canal.


 Nunca digite senhas. As empresas nunca pedem senhas, sejam bancos, instituições ou outras. Se você perguntar, desconfie.


Cuidado com as solicitações de alteração de senha que não foram solicitadas por você. Geralmente, se você solicitar, eles enviam um link de confirmação para o seu e-mail, mas se você não o solicitou, não acesse nenhum link de terceiros.


 Não instale programas ou arquivos em anexos. Esta não é uma ação comum em lojas e estabelecimentos, se algum lugar pedir, seja suspeito, pode ser uma maneira de roubar seus dados.


Se você acha que é preciso, cancele seu cartão. Se você suspeitar que seus dados podem ter sido expostos ou divulgados, cancele seu cartão e entre em contato com o banco ou instituição financeira e peça que eles bloqueiem suas contas e alterem seu login.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem