IPVA 2020: Todos os Detalhes da lista de veículos ISENTOS do Imposto e como consultar.


Ao longo do ano, o cidadão precisa pagar vários impostos para estar de acordo com a lei. No caso dos motoristas, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) está na lista de obrigações.

No entanto, há casos em que os veículos estão isentos dessa coleta. As regras variam de acordo com o estado. Confira mais detalhes.


Cada estado tem autonomia para estabelecer as regras de isenção fiscal. Por isso, o motorista precisa estar atento a esse detalhe para que possa estar dentro das regras estabelecidas para cada região. Verifique o tempo mínimo de fabricação dos veículos, de acordo com o estado.


  • A partir de 10 anos: Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
  • A partir dos 15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • A partir de 18 anos: Mato Grosso;
  • A partir de 20 anos: Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Alguns estados têm parâmetros diferentes desses anos mínimos citados. Outro detalhe importante a ser observado é que a base para a fixação do tempo mínimo é a partir do "ano de fabricação".


Como o Certificado de Registro de Licenciamento veicular (CRLV) contém o "ano modelo", pode causar confusão entre os motoristas.


Com relação à taxa cobrada no IPVA, o valor também varia, dependendo do estado. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) estabelece um valor da taxa para as regiões usarem. No estado de São Paulo, por exemplo, o IPVA está em 4%.


Imagem: Reprodução Google


Outra possibilidade de isenção

Pessoas com deficiência podem ser isentas de impostos, dependendo do estado e da situação. Neste caso, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria de Finanças do respectivo estado. O benefício será concedido por meio de uma CNH especial, que comprova a situação.