Plataforma do PIX vai está na fase de teste nesse mês; veja horários e como usar.


Nos próximos dias, o PIX funcionará parcialmente, como período de teste. O tempo limitado de operações será para identificar possíveis problemas na plataforma antes de seu lançamento oficial em 16 de novembro.


O PIX será lançado em 16 de novembro, porém, entre 3 e 15 de novembro, será realizado o período de teste do método de pagamento instantâneo do Banco Central (BC).


O período de teste pix ocorrerá com horário de funcionamento limitado, dependendo do dia. Veja abaixo:


Tempos operacionais pix

3 e 4 de novembro das 9h às 22h

5 de novembro das 9h às 12h

6 de novembro 0h às 22h

De 07 a 11 de novembro das 9h às 22h

12 de novembro das 9h às 12h

13 de novembro 0h às 22h

14 de novembro e 15 de novembro das 9:00 às 22:00


A ideia é que as instituições bancárias possam liberar as funcionalidades do serviço gradualmente, com um número reduzido de usuários (1% a 5% do número de clientes), para que até o dia 16 tudo esteja funcionando da melhor maneira possível.


Na última quinta-feira (29), o chefe do Departamento de Concorrência e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Angelo Duarte, disse em coletiva de imprensa, que o objetivo desta medida é "colocar os sistemas em produção e iniciar a operação com segurança de todos os sistemas envolvidos no pix".


Portanto, a partir da próxima terça-feira (03), o PIX começará a funcionar, mas com horários pré-determinados e apenas para alguns usuários. O Banco Central reforça que as transações realizadas nesse período serão válidas.



O BC informou que, embora seja um pequeno grupo que utilizará o serviço durante a fase de testes do PIX, todos os usuários poderão receber transações de quem já teve acesso à ferramenta.


A ideia do Banco Central é não sobrecarregar a plataforma e disponibilizar o serviço de forma gradual, de modo que até o dia de seu lançamento ele esteja disponível para todos os clientes cadastrados.



Todos os usuários terão acesso ao pix e suas funcionalidades em 16 de novembro, podendo assim fazer pagamentos e transferências ilimitados, instantâneos e a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, incluindo feriados.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem