Todos os Detalhes do Projeto de lei que pode garantir a CNH gratuita em TODO Brasil.

Imagem: Reprodução / Google

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser emitida gratuitamente por todos os cidadãos de baixa renda, de acordo com texto do Projeto de Lei (PL) nº 3.904/2019, de autoria do deputado Federal Emerson Miguel Petriv (PROS-PR).


A ideia do deputado é que a gratuidade da carteira seja utilizada para fins profissionais, deixando sem qualquer custo todas as etapas de emissão do documento, desde os exames obrigatórios.


"Para as parcelas mais pobres da população, a CNH muitas vezes oferece uma oportunidade adicional de conseguir um emprego, de exercer uma atividade econômica. No entanto, com os requisitos criados pelo Código de Trânsito vigentes o custo das aulas, exames, comprovante de direção e outros custos administrativos, tem sido evitável para que essa parcela da população acesse os serviços de habilitação", disse o deputado.


CNH Social

O projeto de lei do deputado federal poderá ser integrado ao Programa CNH Social em todo o país. O plano é que a população de baixa renda se beneficie dando-lhes acesso gratuito à habilitação de serviços.


Para se inscrever no programa, o candidato deve ter pelo menos 18 anos e ter matrícula ativa no CadÚnico, além de ter concluído o ensino médio pelo menos 1 ano e saber ler e escrever



O interessado também precisa de um cartão profissional com pelo menos 1 ano de expedição e tem vínculo com algum outro programa social, como o Bolsa Família. Ex-presidiários, desempregados e agricultores cuja renda familiar per capita é de até 2 salários mínimos por mês, também podem se candidatar.



Vale lembrar que, nem todos os estados brasileiros disponibilizam as matrículas da CNH Social 2020.
Confira quais estados têm essa parceria:



Bahia

O Estado oferece, por meio da Escola Pública de Trânsito do Detran – EPTRAN, acesso gratuito à primeira qualificação aos cidadãos de baixa renda.


Amazônia

No Amazonas, a CNH Social oferece acesso gratuito à primeira qualificação por meio de parceria entre o governo e sindicato dos Centros de Formação de Condutores e as inscrições podem ser feitas pelo aplicativo Amazonense em Palma da Mão, ou através do próprio site do Detran.



Pernambuco

O Estado já está na 9ª participação do programa e pode participar pessoas inscritas no Bolsa Família, Chapéu de Palha, parceiros que educam funase, desempregados com renda familiar de até três salários mínimos e estudantes do ensino médio e fundamental da rede pública estadual.


Ceará

O Ceará participa do programa desde 2009, ou seja, há 11 anos. Financiado pelo Governo do Estado, oferece a qualificação gratuita das categorias A e B, para cidadãos maiores de 18 anos de baixa renda.


Paraíba

Neste estado, é oferecido um portfólio gratuito nas categorias A e B, além de mudanças para as categorias C, D e E. Podem participar do programa, pessoas inscritas nos Programas pró jovem ou Brasil e todos os membros do Sistema Penitenciário ou que tenham cumprido uma medida socioeducativa de internação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem