Cadastro Único: Onde posso me inscrever? Confira.


Criado com o objetivo de obter informações sobre famílias de baixa renda, que estão em situação de pobreza e extrema pobreza no Brasil, o Cadastro Único permite que essas pessoas participem de programas e recebam benefícios sociais. Mas quais são as regras e como se cadastrar no CadÚnico?


Em primeiro lugar, podem se inscrever famílias solteiras que ganham até meio salário mínimo per capita, ou até 3 salários mínimos de renda mensal total. 


Assim, se a família se encaixa em uma dessas duas situações, é possível se registrar. De fato, os municípios geralmente realizam visitas domiciliares periodicamente para famílias em situação de baixa renda. Assim, possibilitando o registro no Cadastro Único.


No entanto, se a família é de baixa renda, mas não recebeu a visita do município, também é possível se cadastrar fazendo uma solicitação em um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade onde mora.


Como se cadastrar?

No entanto, para registrar a família, é necessário que você tenha uma pessoa que seja responsável por responder a todas as perguntas. Além disso, essa pessoa deve ter mais de 16 anos, fazer parte da família e também morar na mesma residência.


No momento da inscrição, o CPF ou Título de Eleitor deve ser apresentado. Além disso, é necessário apresentar os documentos abaixo de cada membro da família:


  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho; Ou
  • Título de Eleitor

Nos casos em que o usuário é responsável por famílias indígenas ou quilombolas, poderá apresentar pelo menos um dos documentos acima mencionados, não necessariamente o CPF e o Título de Eleitor. 


Por fim, em todos os casos, recomenda-se que seja apresentado um comprovante de residência, com o objetivo de auxiliar na conclusão do cadastro. 


Programas e benefícios sociais

Vários programas do governo federal utilizam os dados do Cadastro Único para fazer a seleção das famílias. Então confira uma lista abaixo com alguns desses programas:


Programa Bolsa Família;


 Programa Minha Casa, Minha Vida;

 Bolsa Verde - Programa de Apoio à Conservação Ambiental;

 Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI ;

Promoção - Programa de Promoção das Atividades Produtivas Rurais;

Carteira do Idoso;

Aposentadoria para pessoas de baixa renda;

Programa Brasil Afetuoso;

Programa Cisterna;

Telefone Popular;

Carta Social;

Tarifa Social de Energia Elétrica;

Passe Livre para pessoas com deficiência;

Isenção de Taxas em Concursos Públicos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem