Dicas de como preparar currículo para inscrição em vagas de Emprego.


A busca por uma vaga de emprego envolve a realização de um bom currículo profissional. Diante das incertezas no cenário atual do mercado, as vagas temporárias podem ser uma ótima opção para quem está em busca de emprego.


Você precisa dar uma visão positiva antes de tudo com o seu currículo profissional. A boa imagem vai além da experiência profissional e do treinamento.


Saber como organizar informações pessoais no documento é um critério importante a ser levado em conta.


Como montar um currículo?

Alguns pontos importantes que devem estar presentes no documento devem ser levados em conta. Confira a seguir:


  • Dados pessoais;
  • Objetivo;
  • Treinamento;
  • Línguas;
  • Qualificações;
  • Experiências profissionais;
  • Atividades complementares.

A partir disso, é possível observar que o currículo não se trata apenas de experiências profissionais. Há todo um conjunto que somam para adicionar ao documento.


Dicas

Quando não há experiência para o cargo para o qual será aplicado, é necessário enfatizar quais qualificações você tem para se candidatar à vaga. Seja no ensino médio, técnico ou superior.


Todas as informações relacionadas aos estudos devem ser organizadas para que a empresa o avalie com competência para assumir o cargo.


Um ponto extra no currículo é a formação em línguas estrangeiras. Inglês e espanhol são as línguas mais comuns presentes nos currículos em todo o Brasil.


Se você não tem a oportunidade de pagar pelas aulas de idiomas, existem várias opções na internet que podem ser úteis. Aplicativo de ensino de idiomas, vídeo aulas no Youtube, por exemplo, são o caminho mais comum.


Esteja atento às informações relacionadas à flexibilidade profissional e ao cronograma. Identifique sua capacidade de realizar o trabalho em formato home office, presencialmente ou como é melhor para a empresa.


Suas atividades complementares podem incluir prêmios, reconhecimentos, trabalho voluntário ou qualquer coisa que modele sua imagem para o recrutador.


O visual do seu currículo deve ser legível e bem apresentado. Algumas ferramentas de edição online podem ajudar e até mesmo fornecer modelos para currículos onde você só preenche suas informações pessoais.


Em plataformas como Canva ou até mesmo Word, você pode encontrar diferentes tipos de currículo e pode variar de acordo com o perfil. O importante é mostrar que as informações textuais são precisas para o recrutador.


Construa seu currículo com no máximo duas páginas, linguagem simples e leitura fácil. Não faça seu currículo com informações desnecessárias.


Em algumas vagas é interessante fornecer número de WhatsApp e e-mail para a empresa fazer o contato. O uso de fotos no currículo só é necessário se a empresa exigir no perfil da vaga.


O mais importante de tudo, não minta sobre suas informações pessoais. Não adicione línguas que você não pode falar, cursos que você não fez, ou trabalhos que você não fez. As empresas têm maneiras de descobrir os truques dos candidatos que querem passar por cima do que é certo.


Vagas temporárias no final de 2020

 A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) prevê um saldo positivo de vagas no final do ano. Mesmo durante a crise econômica gerada pela pandemia coronavírus, espera-se que o Natal traga uma grande quantidade de novas vagas. 


O último trimestre de 2020, segundo a Asserttem, poderia gerar mais de 400 mil empregos temporários em todo o país. A associação acredita que as vagas a serem criadas são uma oportunidade para quem está sem trabalho.


Para ajudar aqueles que estão desempregados, a Asserttem oferece em seu site uma série de oportunidades em todo o país. Os interessados podem acessar as vagas por meio de agências associadas cadastradas no Ministério da Economia, divididas por estado.