Vacina contra Influenza: Quando tomar, e qual o custo?

Imagem /  Nd

A campanha de vacinação contra a gripe deste ano terá início no dia 28 de setembro, de acordo com o que foi anunciado pela diretora-geral de saúde Graça Freitas nas fases iniciais contará com 350 mil vacinas que serão utilizadas principalmente para "morar em asilos, profissionais de saúde, profissionais do setor social que apoiam o cuidado e as gestantes" porque "são um dos setores mais vulneráveis", explica o chefe do diretor-geral de saúde (DGS)".


A segunda fase da vacinação começa em 19 de outubro e incluirá outros grupos de risco "incluindo aqueles com 65 anos ou mais e aqueles com doenças crônicas".


A influenza é contagiosa e, via de regra, é um remédio natural, mas podem ocorrer complicações, especialmente em pessoas com doenças crônicas ou com idade igual ou superior a 65 anos.


Quem é elegível para a vacinação gratuita?

Algumas pessoas têm direito a uma vacina contra a gripe, disponível gratuitamente no Serviço Nacional de Saúde, sem a necessidade de prescrição. O padrão 2020-21 ainda não foi publicado, mas no plano de saúde outono-inverno 2020-21, publicado em 21 de setembro, dgs Foi anunciado que as gestantes tirariam vantagem dessa medida. Além disso, não são esperadas grandes mudanças na lista de beneficiários para a temporada 2019/2020:


Cidadãos com 65 anos ou mais

Indivíduos que residem ou estagiam em instituições, como em estruturas residenciais para idosos, apoio a moradias e centros de acolhimento temporário. Crianças e adolescentes com doenças crônicas também estão presentes na instituição;

Pacientes incluídos na rede de atenção contínua, pacientes à espera de um transplante ou quimioterapia;


Pessoalmente apoiado em casa por serviços de apoio domiciliar com acordos de cooperação com a Previdência Social Portugal ou Misericórdias e a equipe de enfermagem da unidade que trabalha para a assistência à saúde ou com o apoio da casa do hospital;


Os pacientes são internados no asilo do Centro Central de Saúde de Lisboa ou no Hospital nacional de Saúde, oferecendo doenças crônicas e condições em que a vacina é recomendada;


Profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde;

Guardas prisionais e prisioneiros

Pacientes com trissomia 21, diabetes, fibrose cística, déficit de antitripsina alfa-1 Sob terapia de reposição, doença pulmonar obstrutiva crônica, patologia dos pulmões interstícios sob imunoterapia, doenças crônicas com função respiratória prejudicada, remoção de risco secreto ou aumentado de ejaculação;

Pessoas com diálise.

Bombeiros


Quem deve ser vacinado?

A Direção-Geral da Saúde recomenda vacinas para os seguintes grupos prioritários:

Indivíduos com 65 anos ou mais, especialmente se residem em uma casa ou outra instituição.

residentes ou aqueles que estão no hospital há muito tempo em instituições de saúde (por exemplo, pessoas com deficiência, usuários de centros de reabilitação) com mais de 6 meses;

Gestantes;

Usuários com mais de 6 meses (incluindo gestantes e lactatas) com doenças cardiovasculares crônicas, pulmão, rim, fígado, hematose, metabolismo, neurose ou imunidade;

Serviços de Saúde (Público e Privado)

bombeiros;

Creche, e pessoal equivalente;

Guarda Prisional

A vacinação de pessoas entre 60 e 64 anos também deve ser.


Por que preciso ser vacinado repetidamente todos os anos?

A vacina contra a gripe consiste em um vírus inativo que produz os anticorpos reacionários normais do sistema imunológico de pessoas saudáveis para tentar eliminar doenças que causam "invasores" no caso de ataques subsequentes por patógenos ativos, nossas defesas reconhecem "inimigos" e os neutralizam.


Para se proteger da gripe, você precisa ser vacinado todos os anos, já que o vírus muda facilmente de um ano para o próximo ano. Vacinas anteriores não garantem proteção, especialmente se ela sofre com o surgimento de uma nova cepa do vírus. Da mesma forma, se você teve a gripe no ano passado, você não está imune à nova gripe. Portanto, a composição da vacina contra a gripe é examinada anualmente.


A Organização Mundial da Saúde monitora uma rede global de vigilância que monitora a atividade da gripe e observa a evolução do vírus. Com base em suas conclusões, determina a composição anual da vacina.


Essas vacinas são seguras e eficazes, pois com outras drogas podem produzir reações adversas, mas são localizadas e temporárias: dor, vermelhidão e leve inchaço no local da mordida é o principal. Também podem causar dores de cabeça e febre. Esses problemas desaparecem depois de pouco tempo.


Quando é a melhor hora para se vacinar?

Pode ser vacinado no outono e inverno, especialmente até dezembro. No entanto, é ideal fazê-lo o mais rápido possível antes de iniciar a invasão da gripe.


E se eu não for elegível para uma vacina grátis?

As vacinas estão disponíveis em farmácias comunitárias com prescrições. As prescrições divulgadas em 1º de julho de 2020, nas quais a vacina contra a gripe é prescrita apenas, dura até 31 de dezembro de 2020, assim que a vacina estiver disponível nas farmácias, determinaremos seu preço.


Risco de contração de influenza completamente excluído?

Você pode obter influenza de vírus de cepas menos comuns que não são previstas na vacina do ano. Doenças causadas por vírus que não sejam a gripe também podem ser manifestadas por sintomas semelhantes à gripe.


Embora a vacina contra a gripe não seja garantida, é possível que a composição não seja suficiente se diferentes cepas surgirem das quais se fornece. A vacinação pode proporcionar uma boa proteção em um ano, mas menos eficaz nos anos seguintes.


Para uma vacina eficaz, o sistema imunológico deve responder corretamente, e o corpo deve produzir anticorpos suficientes, o que pode ser difícil para os idosos. Embora a vacinação seja claramente recomendada para esse grupo, a vacina pode ser menos eficaz, especialmente se seu estado de saúde já estiver enfraquecido.

As vacinas para grupos vulneráveis visam prevenir complicações potencialmente mortais.


Como prevenir a gripe?

Além da vacina contra a gripe,

Manter o conforto térmico, como embrulhado de acordo com a temperatura ambiente;

Garantir a higiene das mãos;

Prática de alimentação saudável

Trate a catástrofe social e siga as regras de etiqueta respiratória (ou seja, não respirar em cima dos outros, manter a respiração afastada e cobrir a boca ao espirrar).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem