Saiba quais são os fatores que causam doenças do coração

 

imagem/colegioregistral-rs



A Associação americana do coração (AHA) calcula que acima de 60 milhões de norte-americanos têm algum tipo de moléstia cardiovascular.

Acredita-se que a situação no Brasil seja semelhante, observando-se as devidas proporções.

Há fatores de risco que não são controláveis pelo paciente como : ficar mais velho, ou o seu histórico familiar de doenças cardíacas. Realçamos, porém, que está em seu poder gerenciar alguns dos principais fatores de risco (ver tópico causas possíveis). Estes são os verdadeiros vilões que produzem as vítimas de doenças do coração.


Causas Possíveis:

 

  • Hábito de fumar
  • Estresse
  • Vida sedentária
  • Uso constante de bebidas alcoólicas
  • Fatores influenciados pela má alimentação
  • Obesidade
  • Colesterol elevado
  • Hipertensão 
  • Diabetes


Medidas Sugestivas:


  • Parar de fumar (é imperativo)
  • Adotar um programa do estresse
  • Fazer exercícios físicos apropriados (com profissional responsável) 
  • Adotar práticas alimentares saudáveis
  • Abundância de frutas , verduras e legumes crus
  • Evitar o uso de frituras, gorduras vegetal, margarina e manteiga, etc
  • Eliminar as fontes de colesterol (carne gorda, frango de granja, peixe de couro, frutos do mar, queijo amarelo , creme de leite, manteiga , toucinho, banha, embutidos).

"São necessários 20-30 anos ( ou até mais ) para que os vasos fiquem obstruídos a ponto de apresentar sintomas. Fica evidente então a importância de criar nas crianças hábitos alimentares preventivos."


Alimentação:


Alimentação indicada: rica em frutas, verduras e legumes variados, moderada em alimentos proteicos, econômica em gorduras saturadas e sem fontes de colesterol.


Prefira os seguintes alimentos:


  • Frutas: Usá-la em abundância, com ênfase em uva, maçã, pitanga, manga, goiaba,  kiwi , mamão , pêssego, melancia, caqui e abacaxi.
  • Verduras e legumes: abóbora, abobrinha, cenoura, cogumelo, alho, cebola, tomate, couve, brócolis, couve-de-bruxelas, chuchu, mandioca, inhame, escarola, agrião e rúcula.
  • Cereais: dê preferências aos integrais ( aveia, milho, arroz, centeio, pães, biscoitos, massas e preparados feitos com ele).
  • No grupo proteico : faça o uso moderado de castanhas, sementes ,iogurtes, soja, germe de trigo, tofu, queijos brancos e frescos desnatados.

Observação :

se vocês usar carnes em seu cardápio, dê preferência a salmão, sardinha , manjuba e truta em quantidades " econômicas ". Prepare-os grelhados ensopados ou assados, mas não fritos.


Evite os seguintes alimentos:


  • Bebidas estimulantes ( café, chá-mate, chá-preto, bebida a base de bola, guaraná em pó, chocolates).
  • Aqueles que contém excesso de sal (cuidar com alimentos curados ou conservados no sal como : bacalhau, carne seca , azeitonas).
  • Carnes gordas , carnes vermelhas , frutos do mar, frangos de granja.
  • Queijos amarelos e/ou envelhecidos.
  • Embutidos e fast-food.
  • Creme de leite, manteiga, leite integral.
  • Gema de ovo.


"Cuide-se com uma alimentação saudável e equilibrada , mantendo a prática de exercícios físicos."


Fonte: //CASA PUBLICADORA BRASILEIRA.

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