Depressão: fatores que podem te ajudar a vencer a doença do século, confira algumas sugestões.

Imagem / Neurologista Leandro teles

 

A depressão ocorre quando o individuo experimenta mais frustração, raiva , do que a sua capacidade de tolerância. O caminho indicado é que o depressivo aprenda lidar bem com suas frustrações, evite guardar raiva e aumente  sua capacidade de tolerância. É importante também que ele reforme o seu estilo de vida.


Causas possíveis : 

  • Infarto do miocárdio recente (apesar de o fato já haver sido consumado, a tristeza e o medo resultantes têm de ser gerenciados com sabedoria e ajuda.)
  • Úlceras
  • Enxaqueca
  • Situações estressantes
  • Isolamento, rejeição, perda
  • Dor crônica


Observação : As pessoas com maior probabilidade de desenvolver a depressão são as mulheres, os adolescentes, crianças com distúrbios comportamentais - especialmente hiperatividade.

Agravante :  Alimentação pobre em vitamina do complexo B ( em especial B12) e ácido fólico.

Pessoas depressivas têm a tendência de comer produtos doces refinados como bolos, sorvetes, bolachas recheadas , chocolates , pastéis. Estes alimentos são muito pobre em valor nutritivo, especialmente nas vitaminas do complexo B, que são necessárias para o funcionamento do sistema nervoso. Há neles também uma certa preferência por embutidos ( salsicha, presunto, mortadela, etc.) e gordurosos, que prejudicam tanto o sistema nervoso quanto o sistema intestinal. O paciente pode, então , entrar em um ciclo vicioso , o que pode agravar sua enfermidade. Fica claro, neste ponto a importância de ter uma alimentação saudável.


Sugerimos as seguintes substituições: 

- Doces, bombons, bolachas recheadas- substituir por: Frutas doces frescas ou secas (tâmara, banana-passa, uva-passa, damasco, figo seco) mel, melado e rapadura.

- Embutidos e gordurosos - Substituir por : Castanhas, nozes, amendoim, azeitonas, azeite extra-virgem, coco e bolachas doces integrais.


Medidas Sugestivas : 

  • Siga prescrição médica;
  • Pratique psicoterapia conscienciosa;
  • Apoie-se em grupos de apoio(família, igreja, amigos, grupo profissional);
  • Busque a cura no livro dos livros;
  • Pratique exercício físico diário;
  • Mantenha contato com a natureza;
  • Envolva-se em atividades em que você  se sinta útil.
  • Faça uso de uma dieta rica em vitaminas  B1, B2, B6, B12, C, Ferro, Folatos e Magnésio.
  • Tenha uma dieta laxante


Prefira os seguintes Alimentos:


Frutas frescas, todas elas em abundância, com exceção das obstipantes.

Frutas secas, tipo passas que são ricas em nutrientes e podem ser usadas no lugar do doces, com grande vantagem para o sistema nervoso.

Verduras e folhas: todas elas , preferindo as cruas.

Legumes: todos eles , preferindo também os crus.

Cereais: farinha e massas, adotar os integrais devido ao seu alto teor de vitaminais do complexo B, fibras e minerais

Castanhas: amêndoas, castanha do pará, nozes.

Leite e iogurte: usar eles com moderação, preferindo os desnatados.


Evite os seguinte alimentos 

Bebidas estimulantes: café, chá mate, chá preto, bebidas a base de cola, guaraná em pó, chocolate e pimentas.

Bebidas alcóolicas. 

Açúcar, doces refrigerantes.

Embutidos e frutos do mar.

Obs: Pesquisadores da Noruega verificaram um aumento significativo de depressão em mulheres que ingeriam café em grande quantidade.



  

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