A Google e Governo assinam memorando para um Portugal mais digital: recuperação econômica exige novas habilidades

 

Imagem / Agência Brasil

O Google e o governo português registraram um memorando de entendimento voltado à cooperação para a economia de recuperação e digitalização do país.


"É uma grande honra estar aqui para preparar formalmente o trabalho que ocorre há alguns meses", disse André de Azevedo, alto funcionário do Ministério da Fazenda, em nota. Segundo o funcionário, em coletiva de imprensa realizada nesta tarde, o Google é uma empresa referência de mercado, com evidências em tecnologias emergentes e na manutenção de grandes quantidades de dados (big data).


André de Azevedo enfatiza que esse desafio de mudança envolve trabalho multidimensional e resistência à mudança, que provavelmente é o maior desafio. "Nunca antes precisava lidar com a incerteza", disse ele. O novo registro mostra, entre outros, a importância das parcerias público-privadas, pois estratégias digitais bem sucedidas são impossíveis sem essa cooperação entre governo e empresas.


O secretário de Estado também destacou que a oportunidade de discutir a reforma do ensino superior em Portugal é através de um modelo híbrido. A nota também aborda o dinamismo do mercado de trabalho treinado para que os especialistas possam retornar em uma universidade e politécnico para melhorar as habilidades.


Apoio à universalização da economia nacional de promoção corporativa (pequena, pequena ou média) As fronteiras transfronteiriças são um pilar deste registro para que as empresas possam aproveitar as soluções existentes vendendo para o mundo inteiro. O Secretário de Estado para transição digital terminará seu discurso afirmando que o governo está pronto para assinar protocolos semelhantes com outros atores.


Para Bernardo Correia, country manager português do Google, esse é um enorme compromisso com o governo português, ajudando as pessoas a aprender novas habilidades digitais e a encontrar empregos, mas também exportando e crescendo empresas. Mudanças digitais em Portugal já ocorreram, mas o surto forçou uma aceleração, disse o funcionário, afirmando que algumas das empresas não estão preparadas.


De acordo com a pesquisa oficial de comércio online, há mais que o dobro em todo o mundo. Por aqui, cresceram quatro vezes, indicando que as empresas devem estar prontas para responder às mudanças de hábitos de Portugal. Mesmo antes da crise, o Google sentiu que seria necessário adquirir novas habilidades, mas esse flagelo confirmou isso.


"Todos queremos uma rápida recuperação econômica, mas para isso precisamos de habilidades digitais", disse ele. A cooperação anunciada hoje com o governo vem nessa direção, resultando em vários programas e produtos.


Helena Martins, chefe de política do Google Portugal, explica qual é o melhor programa desses programas para "crescer com o Google", incluindo treinamento em nuvem e machine learning e experiência trabalhando com IEFP e empresas privadas: uma nova ferramenta nos mecanismos de busca que enfatiza as oportunidades de trabalho. Portugal foi um dos primeiros países europeus a receber essa novidade.


Até o final do ano, a IA para empresas também lançará soluções oferecendo informações gratuitas e dicas sobre como as empresas podem usar inteligência artificial em suas atividades.


"Este registro é particularmente importante porque significa que um líder global em tecnologia faz dos serviços de nossa comunidade um conjunto de ferramentas necessárias para que o mundo digital seja mais inclusivo e disponível para todas as organizações", disse Pedro Siza Vieira, presidente e CEO do The New York Times, em comunicado.


Segundo os ministros, as qualificações são uma palavra atenta dessa cooperação, tanto para quem está no mercado de trabalho quanto para os que querem encontrar seu lugar na nova economia, quanto para aqueles que permanecem infoexcluídos. As empresas de crescimento e universalidade, em particular, discutem o papel fundamental que a inteligência artificial pode desempenhar para ajudar a gestão.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem